As Ilusões

ILUSÕES

Quantas vezes sofremos porque as coisas não saem da maneira que idealizamos. Eu diria que quase sempre. O Ideal, é aquilo que seria perfeito, mas, é apenas uma Ilusão, pois a realidade, aquilo que está acontecendo no presente é bastante diferente.
Assim, somos nós mesmos que nos iludimos, por querer que as criaturas dêem o que não podem e ajam como imaginamos que devam agir (Perceba isso no seu dia a dia).
Constantemente criamos fantasias em nossa mente, bloqueamos a nossa consciência e recusamos a aceitar a verdade.
Usamos os mais diversos mecanismos de defesa, seja de forma consciente, seja de forma inconsciente, para evitar ou reduzir os eventos, as coisas ou os fatos de nossa vida que nós não admitimos.
Quanto mais temos ilusões, mais cresce a luta para materializá-las, levando a criatura humana a ser prisioneira desse círculo vicioso e assim a sofrer mais e a ter novas decepções. (ILUSÃO: Viver dentro de si, no seu interior, na sua mente, aquilo que não vive do lado de fora, na realidade).
Um exemplo clássico de ilusão é a tendência de certas pessoas em querer fazer tudo com perfeição, aliás, querer ser o modelo perfeito, isto é reflexo de sua incapacidade de aceitar a si próprio, as suas limitações e pior querem que os outros sejam aquilo que ele deseja ser, principalmente os cônjuges e os filhos.
A sensação de que podemos controlar a vida de parentes e amigos é outra freqüente ilusão, e nem sempre é fácil diferenciar a ilusão de controlar e a realidade de amar e compreender, pois se assim o fizermos teremos companheiros fiéis, mas jamais por carinho e prazer.
A ilusão de que só somos felizes por que é o outro quem nos faz, leva muitas pessoas ao sofrimento, a depressão. Quando traídas, decepcionadas, frustradas, enganadas, repetem as mesmas palavras “Por que ele (a) me fez sofrer?” “Ele (a) acabou com a minha vida!” – Entretanto não é a outra pessoa que lhe traz o sofrimento, e sim você quem se permite sofrer, por sua ilusão de que o outro era o seu tudo, quando ele nunca foi e nunca poderia ser. Pois o tudo está em você mesmo. Por que enxergar a alegria e a felicidade através do outro se ela é sua, está em você?
No íntimo somos as nossas crenças plantadas por pais, educadores, parentes e sociedade. Crenças que nos conservam na ilusão da posse material como forma de obter a felicidade, como o poder e a fama que garantiria o amor, ou a força bruta que nos protegeria da possível agressão, ou ainda, para alguns, o exagero na prática sexual que lhes daria uma melhor satisfação na vida.
Pura ilusão! Quantas pessoas estacionam suas vidas nas Ilusões. Param no tempo.
Você! Acha tarde para começar? Pois lhe digo: - Jamais é tarde para iniciar um projeto para si mesmo. Jamais é tarde para mudar, transformar a sua vida. Se libertar! Crescer! Evoluir! Ir em frente.
Por onde começar? Por você mesmo, onde todos os recursos disponíveis para sua transformação se encontram. Dentro de cada um de nós existe uma saída para todas as dificuldades e sofrimentos. O seu reino interno. Sua auto-estima, coragem e respeito.
Como fazer? Abra os olhos, seja menos duro com você, com as pessoas, seja mais amoroso, mais flexível, mais compreensível, menos intolerante, mais harmonioso, aprenda a ouvir, não exija, conquiste, elogie mais, perceba, e diante das situações mais difíceis, pondere o seu jeito de agir, lute pelo que deseja e assim a ilusão certamente se dissolverá.
Para que a cura aconteça primeiro você deve admitir quais são suas fraquezas e depois, ter um desejo verdadeiro de mudar seus padrões de pensamento e comportamento.

Psic Elias P. Lins

Psicanalista, Psicólogo, Hipnoterapeuta, Pós Graduado em Psicologia Médica e Psicossomática, .


Email: eplins@yahoo.com.br

PENSAMENTO

O Homem criou um Deus com as qualidades que ele queria ter e não tem: Bondade, Amor, Poder, Justiça, Verdade, Sinceridade, etc...
Mas também criou um Diabo com as qualidades que ele tem mas que não deseja ter: Ambição, Corrupção, Injúria, Mentira, Falsidade, etc...
Por isso, muitas vezes o homem afirma para sí mesmo que ele é um nada.

CONTATO