O QUE SIGNIFICA “CRISE“
Toda a crise implica em que uma pessoa no momento da “CRISE” não consegue se relacionar com o "problema" que ela está carregando. O problema na concepção da palavra está pesando demais, sufoca, espreme, atormenta, se torna uma dor que não passa.
O estado de “CRISE” significa que ela, a pessoa, está invadida por sentimentos de aflição, angústia, dor emocional e psíquica. Está completamente tomada pelo problema. Está invadida pela situação e sofre de um estado de dispersão de si. Em sua mente brotam pensamentos em forma de imagens como: “estou em pedaços”, “estou no fundo do poço”, “estou destruído”, “estou no chão”, “está acabando comigo”, “está me matando”, "nada dá certo para mim", ninguém me entende" etc. Está completamente travada pela situação que está vivendo. Não vê mais nada.
Mas, no momento em que a pessoa aumenta sua capacidade para lidar com o problema, o mesmo, (o problema) passa a ocupar apenas uma parte dela e não ela toda. Quando consegue se relacionar com maior amplitude com o problema, começa a produzir movimento psíquico. Começa a pensar em outras coisas. Abre os olhos para o mundo à sua volta. Se desliga do foco principal que lhe estava sufocando.
Ter movimento psíquico significa que a pessoa, está começando a ocupar o pensamento com outros assuntos, pois como disse antes, todo estado de “CRISE” significa que a pessoa está tomada pelo problema. Ela é emoção, angústia e dor. Está presa na situação, não tem condições de encontrar uma saída, uma direção. Não enxerga outra coisa. Precisa pensar e ter movimentos psíquicos diante da situação para poder lidar com ela.
Definindo “CRISE” = Dispersão de si e ausência de movimento psíquico (a pessoa não pensa em outra coisa a não ser no objeto da crise).
1ª coisa a ser feita: A pessoa deve ser ajudada a olhar o problema. (compreendê-la)
2ª coisa a ser feita: pedir que ela fale sobre o problema (início do movimento psíquico)
3ª coisa a ser feita: sintetizar o problema junto com ela (lembrá-la do que ela falou)
4ª coisa a ser feita: Abrir o sentido (tudo que a gente faz, nasce e morre. Tudo que inicia chega ao fim. O ser humano precisa de um amanhã por isso temos que ter projetos e ela deve ter um para que saia da crise).
Todos têm momentos de “CRISE”, mas são apenas momentos. Como disse Victor Hugo: “Morrer é quase nada, horrível e não ter vivido”. A crise faz parte da vida humana. Então, vamos a ela quando surgir. Vamos enfrentá-la. Nunca desista dos seus sonhos.
Tudo é um pensamento, é um pensamento pode ser modificado. (Louise Hay)
Prof Elias P. Lins – Psicanalista, Psicólogo, Hipnoterapeuta, Hipnoanalista, Pós Graduado em Psicologia Médica e Psicossomática pela UES-RJ
Um blog voltado para Cursos,estudos e pesquisas de hipnose.
LINKS IMPORTANTES E RELACIONADOS
- Associação Brasileira de Hipnose
- CEAC - Centro de Estudos Antonio Carreiro - Hipnose Integrativa
- Escola Raphael - Terapias
- Estante Virtual (Sebo Virtual - o melhor)
- Hipnose Condicionativa - Hipnólogos Credenciados Formados por Luiz Carlos Crozera no Rio de Janeiro
- Instituto Brasileiro de Hipnose Aplicada
- Instituto Brasileiro de Hipnose e Psicoterapia
- Instituto Brasileiro de Hipnoterapia
- Instituto de Hipnose da Zona Oeste - RJ
- Site da Sociedade Despertalista do Brasil
- Sociedade Brasileira de Hipnose e Hipniatria
- Sociedade Brasileira de PNL
- Sociedade de Hipnose Médica do Estado do Rio de Janeiro
- Sociedade Fluminense de Psicanálise
PENSAMENTO
O Homem criou um Deus com as qualidades que ele queria ter e não tem: Bondade, Amor, Poder, Justiça, Verdade, Sinceridade, etc...
Mas também criou um Diabo com as qualidades que ele tem mas que não deseja ter: Ambição, Corrupção, Injúria, Mentira, Falsidade, etc...
Por isso, muitas vezes o homem afirma para sí mesmo que ele é um nada.
Mas também criou um Diabo com as qualidades que ele tem mas que não deseja ter: Ambição, Corrupção, Injúria, Mentira, Falsidade, etc...
Por isso, muitas vezes o homem afirma para sí mesmo que ele é um nada.