Um blog voltado para Cursos,estudos e pesquisas de hipnose.
Psicanálise e Psicossomática
Psicanálise e Psicossomática
Há algum tempo venho me interessando pelo estudo da Psicossomática. Sendo um estudioso das relações psíquicas com o corpo e do corpo com a psique, sempre acompanhei com interesse as novas descobertas científicas a cerca desse tema empolgante que ainda representa um desafio para a medicina.
Para o estudo da psicossomática, devemos ter em mente, que o homem é um ser integral. O grande erro em minha opinião, foi o "boom" das especializações, que se não me engano, a partir dos anos 80 se tornou prioridade no meio médico.
Temos assim hoje em dia, médicos superespecializados em coração, pulmão, estômago e intestinos, etc. São capazes de dissertar nos mínimos detalhes sobre órgãos e funções, mas, tem pouca ou nenhuma experiência sobre os distúrbios psíquicos que podem ser os fatores desencadeantes de determinadas enfermidades.
O que é uma Fibromialgia ou uma Síndrome do Cólon Irritável? Apenas um diagnóstico que tem que ser dado, a fim de justificar determinados sintomas que o paciente relata, e que a luz de exames de rotina e às vezes mais específicos, não apresentam causa original. Posso até me arriscar a dizer que, 80% dos pacientes que freqüentam as filas do SUS, são pacientes psicossomáticos.
A psicossomática nasceu junto com a psicanálise e atravessou todo o século, encontrando em alguns estudiosos entusiastas, os seus maiores defensores.
Hoje a psicossomática está bem difundida. É estudada por médicos, psicólogos, psicanalistas e outros profissionais de saúde, como uma alternativa dinâmica para a interpretação e tratamento de diversas enfermidades. Temos congressos, workshops, cursos de pós-graduação, palestras, etc., podemos dizer que hoje a psicossomática é uma ciência que se impõe por responder a muitas perguntas que a medicina cartesiana não possui.
O homem é um ser extremamente complexo. Ao longo do tempo foi definido como possuidor de um corpo, de uma mente e de um espírito. Com os avanços dos estudos na área psíquica, como a Psicologia e a Psicanálise, podemos dotar teoricamente o homem de estágios mentais tais como consciente, subconsciente e inconsciente, id, ego e superego e outras definições que serviram apenas para criar uma forma de entender essa complexidade.
Entendo que muito há de se pesquisar a respeito da mente humana e de sua capacidade, mas, pelo pouco que já foi estudado, podemos afirmar que as sobrecargas de preocupações, as avalanches emocionais, a aprendizagem traumática, compõe uma parte da coluna extensa, responsável pelos distúrbios psíquicos e orgânicos que assolam a humanidade.
Temos por exemplo, a preocupação excessiva como elemento que predispõe o indivíduo a uma úlcera de estômago. A tristeza como elemento desencadeador de falta de ar. A raiva e o ódio como causadores de crises de fígado. O medo como desencadeador de desequilíbrios urinários. A depressão como causadora de prisão de ventre etc.
Parece que o processo do adoecer está implicado no dia a dia de todos nós neuróticos. Suponho que existe uma procura, uma troca no adoecer. Esta troca surge em relação a perda do afeto, e como conseqüência a obtenção da cura fica corrompida. Curar-se implicará em perder o afeto, atenção, preocupação e os cuidados até agora dispensados.
Se pesquisarmos alguns casos, encontraremos pacientes que chegam ao consultório e buscam um nome para sua doença, chegando a perguntar o que é que ele tem? Se apossar dessa classificação (seja qual for) é importante para eles pois, irão se satisfazer com a posse de um nome que possam ostentar . Sentem-se desapontados quando não recebem um diagnóstico que vá lhes afirmar aos olhos dos outros sua doença. Porque será que necessitam isso? Buscamos e explicação na Psicossomática.
É claro que a psicossomática não explica tudo, pois não é uma panacéia. Entretanto, é uma ciência, que deveria ter uma maior abordagem e interesse pela classe de saúde, pois aí, seriam encontradas certamente, muitas respostas para as enfermidades ditas idiopáticas.
Quando entendermos que, a mente está sempre preocupada em nos defender. Que o nosso inconsciente está sempre vigilante em todos os sentidos, tentando de qualquer forma nos auxiliar nas dificuldades, sejam psíquicas ou somáticas. Que uma febre, é uma escrita corporal feita pela psique para nos informar de que algo não está bem com o corpo. Que uma dor, também é uma escrita feita no corpo pela mente para nos dar ciência de que algo está acontecendo, respeitaremos essa mensagem e, iremos certamente observar com muito mais atenção o sintoma ou sinal, antes de simplesmente tentar remove-lo.
Sempre pensei que no futuro, as Faculdades de Medicina, não formariam mais médicos especialistas e sim psicoespecialistas. Teríamos então para cada especialidade o Psico a frente da dita cuja, como por exemplo: ao invés de cardiologista, um psicocardiologista; ao invés de ortopedista, um psicoortopedista; ao invés de um gastroenterologista, um psicogastroenterologista e assim por diante.
Acredito ser esse o caminho da ciência médica. Optar por uma abordagem mais profunda no trato com a pessoa humana. Não podemos ver o homem por partes e sim como um ser integral. É nosso dever pesquisar, estudar, analisar, todos os pormenores que possam influenciar ou serem causadores de um determinado sintoma, de uma determinada doença. Nem sempre a lesão corresponde de fato o que parece. Por trás de uma lesão sempre existe algo que não foi visto, dito, observado ou perguntado.
Somos hoje, os continuadores dessa ciência. Todos nós: Médicos, Psicólogos, Psicanalistas, Psicoterapeutas, Terapeutas, Profissionais de Saúde, etc. É nossa responsabilidade propagar, defender, estudar, pesquisar, observar. A Psicossomática tem o seu lugar dentro do estudo da medicina, e é nossa responsabilidade fazer com que a mesma obtenha respeito no seio acadêmico. Depende de cada um de nós, de nossa capacidade, de nosso entusiasmo, de nossa competência, a expansão dessa ferramenta interpretativa, que certamente dará o caminho para a solução de diversos problemas de saúde considerados sem solução.
Poderemos enfim, juntos, buscar soluções para os eczemas, psoríases, úlceras, urticárias, etc., como também, para os sofrimentos da alma que originaram provavelmente esses processos.
Daremos a Psicossomática o lugar que ela merece como ciência que estuda o ser humano integralmente, buscando através do seu estudo, respostas que possam trazer soluções definitivas aos anseios e necessidades da humanidade.
Elias P. Lins, Psicanalista, Psicólogo, Hipnoterapeuta, Pós Graduado em Psicologia Médica e Psicossomática.
Assinar:
Comentários (Atom)
LINKS IMPORTANTES E RELACIONADOS
- Associação Brasileira de Hipnose
- CEAC - Centro de Estudos Antonio Carreiro - Hipnose Integrativa
- Escola Raphael - Terapias
- Estante Virtual (Sebo Virtual - o melhor)
- Hipnose Condicionativa - Hipnólogos Credenciados Formados por Luiz Carlos Crozera no Rio de Janeiro
- Instituto Brasileiro de Hipnose Aplicada
- Instituto Brasileiro de Hipnose e Psicoterapia
- Instituto Brasileiro de Hipnoterapia
- Instituto de Hipnose da Zona Oeste - RJ
- Site da Sociedade Despertalista do Brasil
- Sociedade Brasileira de Hipnose e Hipniatria
- Sociedade Brasileira de PNL
- Sociedade de Hipnose Médica do Estado do Rio de Janeiro
- Sociedade Fluminense de Psicanálise
PENSAMENTO
O Homem criou um Deus com as qualidades que ele queria ter e não tem: Bondade, Amor, Poder, Justiça, Verdade, Sinceridade, etc...
Mas também criou um Diabo com as qualidades que ele tem mas que não deseja ter: Ambição, Corrupção, Injúria, Mentira, Falsidade, etc...
Por isso, muitas vezes o homem afirma para sí mesmo que ele é um nada.
Mas também criou um Diabo com as qualidades que ele tem mas que não deseja ter: Ambição, Corrupção, Injúria, Mentira, Falsidade, etc...
Por isso, muitas vezes o homem afirma para sí mesmo que ele é um nada.