CÉU OU INFERNO UMA QUESTÃO PESSOAL
Elias P. Lins
Ao longo de anos de trabalho tenho encontrado pessoas que sofrem de depressão, se enchem de mágoa, rancor, raiva, ódio, tristeza, etc...
Pessoas que reclamam de tudo e de todos. Que colocam a culpa de suas frustrações e desilusões em outras pessoas, coisas, e até no governo e na crise econômica.
Entretanto, o que essas criaturas devem fazer é prestar atenção ao fato de que: o mundo será sempre o mesmo, as situações é que se modificam e o mais importante é que, não são as coisas, pessoas ou ainda as situações que lhe trazem o desequilíbrio, e sim as opiniões, pensamentos, avaliações, atribuição de valores e considerações que essas pessoas têm à respeito do que consideram "problema".
Certo, errado, bom, mau, bem, mal, inferno ou céu são reflexos da mente humana e na realidade considerações feitas em cima do que nos foi ensinado em épocas diferentes e criações diferentes. São os chamados "Sistemas de Crenças". É daí que nascem os conflitos entre marido e mulher, pais e filhos, profissionais, e o pior dos conflitos que é aquele consigo mesmo.
Não saber dizer NÃO. Sempre acreditar que os outros são melhores do que sí próprio. Insegurança, timidez, vergonha, medo, são sentimentos que se desenvolvem principalmente nas crenças que temos a respeito das coisas e não das coisas em si.
Quer se conhecer melhor? Faça as seguintes perguntas para sí mesmo e tenha coragem de responder verdadeiramente cada uma delas:
a) Que espécie de pessoa sou eu?
b) Por que penso e me comporto assim?
c) De que modo a minha saúde está sendo afetada pelas minhas insatisfações na vida?
d) Costumo por a culpa nos outros pelos meus fracassos?
e) Aonde acho que esse tipo de comportamento vai me levar?
Responda a essas perguntas e descubra o que você pode modificar para melhorar a sua vida e saúde. Lembre-se que, pílulas não curam doenças de fundo emocional. Cada dia a vida tem um novo começo, mas, a maneira como percebemos e avaliamos as nossas relações com as pessoas e com o mundo pode ser modificada. É na mente, nos pensamentos, onde se produz o bem ou o mal, a tristeza ou alegria, a saúde ou a doença,etc. Não são os acontecimentos que arrasam uma pessoa e sim a relação mental que se tem com eles.A opinião que se tem daquilo que chamamos "problema".
Mude a sua opinião, a sua visão, o seu julgamento à respeito do "problema" e a sua vida com toda a certeza irá melhorar em todos os sentidos.
Elias P. Lins é Psicanalista, Psicólogo, Hipnoterapeuta, Pós Graduado em Psicologia Médica e Psicossomática
Um blog voltado para Cursos,estudos e pesquisas de hipnose.
LINKS IMPORTANTES E RELACIONADOS
- Associação Brasileira de Hipnose
- CEAC - Centro de Estudos Antonio Carreiro - Hipnose Integrativa
- Escola Raphael - Terapias
- Estante Virtual (Sebo Virtual - o melhor)
- Hipnose Condicionativa - Hipnólogos Credenciados Formados por Luiz Carlos Crozera no Rio de Janeiro
- Instituto Brasileiro de Hipnose Aplicada
- Instituto Brasileiro de Hipnose e Psicoterapia
- Instituto Brasileiro de Hipnoterapia
- Instituto de Hipnose da Zona Oeste - RJ
- Site da Sociedade Despertalista do Brasil
- Sociedade Brasileira de Hipnose e Hipniatria
- Sociedade Brasileira de PNL
- Sociedade de Hipnose Médica do Estado do Rio de Janeiro
- Sociedade Fluminense de Psicanálise
PENSAMENTO
O Homem criou um Deus com as qualidades que ele queria ter e não tem: Bondade, Amor, Poder, Justiça, Verdade, Sinceridade, etc...
Mas também criou um Diabo com as qualidades que ele tem mas que não deseja ter: Ambição, Corrupção, Injúria, Mentira, Falsidade, etc...
Por isso, muitas vezes o homem afirma para sí mesmo que ele é um nada.
Mas também criou um Diabo com as qualidades que ele tem mas que não deseja ter: Ambição, Corrupção, Injúria, Mentira, Falsidade, etc...
Por isso, muitas vezes o homem afirma para sí mesmo que ele é um nada.